Já fez LIKE no TVI Notícias?

Continua a haver três portugueses nos supermilionários da Forbes

Américo Amorim (316º) mantém-se à frente de Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo. Carlos Slim é o número 1 pelo quarto ano.

Continua a haver três portugueses na lista anual dos homens mais ricos do mundo, divulgada nesta segunda-feira pela revista Forbes. Tal como acontecera há um ano, Américo Amorim, Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo são os três nomes portugueses numa tabela liderada, pelo quarto ano consecutivo, pelo mexicano Carlos Slim, cuja fortuna está agora avaliada em 73 mil milhões, mais 4 mil milhões do que em 2012.

Américo Amorim, dono da Corticeira Amorim, vê a sua fortuna avaliada em 4,1 mil milhões de dólares, menos 300 milhões do que no ano passado devido, explica a revista, à queda no preço das ações da Galp Energia, o ativo mais valioso do empresário de 78 anos. Essa queda explica a perda de 74 posições na lista: Américo Amorim continua a ser o português mais cotado, mas agora na 316ª posição.

PUB

Alexandre Soares dos Santos, dono da Jerónimo Martins, é o segundo português da lista, tendo subido 33 posições, para o 458º lugar. A sua fortuna está agora avaliada em 3 mil milhões, mais 300 milhões do que em 2011. A revista refere que o grupo que detém as lojas Pingo Doce conseguiu contornar a estagnação económica em Portugal, devido às lojas na Polónia, que contribuíram com 60 por cento da receita.

O terceiro e último português na lista, Belmiro de Azevedo, viu a sua fortuna avaliada pela revista em 1,45 mil milhões de dólares, mais 500 milhões do que em 2012, devido à valorização das ações da Sonae, detentora dos supermercados Modelo Continente, que tem operações e investimentos em 65 países. Belmiro de Azevedo subiu 129 posições na tabela, ocupando agora o 1024º lugar.

A lista da Forbes regista 1426 multimilionários, quase um terço dos quais provenientes dos Estados Unidos. O sudeste asiático contribui com 386 nomes, mais do que o conjunto dos países europeus(366). O valor total das fortunas incluídas na lusta é de 5,4 biliões de dólares, acima dos 4,6 registados um ano antes.

De referir que Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, entra pela primeira vez nos radares da Forbes, com uma fortuna avaliada em 2 mil milhões de dólares, valor que a põe na 736ª posição da lista, e a torna na mulher mais rica do continente africano. Isabel dos Santos detém participações em várias empresas em Angola e em Portugal, sendo o seu maior ativo os 25% que detém na Unitel, uma das duas redes de comunicações de telefone em Angola. Em Portugal, a empresária angola detém quase 15% da Zon Multimédia e pouco menos de 20% do BPI.

PUB

Últimas