Já fez LIKE no TVI Notícias?

Desemprego: taxa de 15,2% é a segunda pior da OCDE

Apesar da revisão, a organização continua a prever uma taxa acima dos 15%

A taxa de desemprego em Portugal deverá ter atingido os 15,2% em abril, a segunda maior dos países com dados disponíveis de acordo com a OCDE, que reviu para melhor os números dos últimos três meses.

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), cerca de 823 mil pessoas em idade ativa não teriam emprego em abril, mais cerca de 9 mil que em março.

PUB

Apesar da revisão nos cálculos apresentados esta terça-feira, a OCDE continua a prever uma taxa de desemprego acima dos 15% em abril e março.

A organização esperava que o desemprego tivesse atingido os 15,3% em março, mas reviu este número em baixa para os 15,1%, aplicando revisões semelhantes para fevereiro (passa de 15 para 14,8%) e em janeiro (de 14,8 para 14,7%).

As revisões nas contas da OCDE são normais uma vez que os cálculos que a organização faz para obter uma taxa mensal de desemprego baseiam-se na taxa de desemprego trimestral divulgada pelo INE e pelo desemprego registado do IEFP.

Quando o destaque do INE ainda não foi publicado para o trimestre em questão é realizada uma extrapolação para os meses seguintes com base no destaque mais recente e os números do IEFP que saem mensalmente.

PUB

Últimas