Já fez LIKE no TVI Notícias?

Greve geral: se vai trabalhar... saiba o que pode esperar

Relacionados

Governo espera que «greve afete o menos possível» os portugueses. Sindicatos já falam em «adesão praticamente total»

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, espera - em nome do Governo - que a greve geral desta quarta-feira afete o menos possível aqueles que querem deslocar-se para o seu local de trabalho, escusando-se a comentar os serviços mínimos decretados.

«Esperamos que o dia de trabalho seja o menos afetado possível para aqueles que querem legitimamente deslocar-se para o seu posto de trabalho e aqueles que querem fazer greve também têm direito a exercê-la» afirmou Sérgio Monteiro, à margem do encontro «Transportes, Competitividade e Futuro».

PUB

Questionado sobre os serviços mínimos fixados pelo Tribunal Arbitral, nomeado pelo Conselho Económico e Social, o governante recusou-se a fazer qualquer comentário sobre a questão, escreve a Lusa.

Greve nos transportes públicos

Ainda assim, os passageiros dos transportes públicos já começaram a sentir os efeitos da greve geral de quarta-feira, que deverá ter «uma adesão praticamente total», de acordo com a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

«Estamos a antever uma paralisação praticamente total no setor dos transportes públicos e também uma forte adesão nas empresas do setor privado», disse o coordenador da Fectrans, José Manuel Oliveira.

Na greve geral de quarta-feira, a segunda em oito meses, haverá ainda uma adesão superior à habitual também do setor privado, uma vez que começa a sentir o efeito das medidas de austeridade, nomeadamente a redução do pagamento do trabalho extraordinário.

PUB

Na CP será assim...

A CP prevê a supressão da maioria dos comboios na quarta-feira, esperando-se atrasos e supressões hoje ao fim da tarde e na quinta-feira, no período da manhã.

No Metro não se deslumbram melhorias...

O Metro de Lisboa paralisa esta terça-feira às 23:20 para voltar a circular às 6:30 de quinta-feira.

Já o Metro do Porto vai ter a circulação condicionada ao centro da rede e com horário restrito, mas de acordo com a empresa está assegurada a operação nos concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia e parte de Matosinhos, correspondendo a cerca de 80 por cento da procura habitual em dia útil.

Já a Carris funciona a meio gás...

Na quarta-feira, vão circular metade das ligações habituais da Carris em 11 carreiras (703, 735, 736, 738, 742, 744, 751, 758, 759, 760, 767), de acordo com os serviços mínimos decretados.

PUB

O Tribunal Arbitral fixou o funcionamento de 10% da totalidade da rede diurna e noturna como serviços mínimos da STCP para quarta-feira bem como o funcionamento das linhas adstritas à rede de madrugada 1M, 4M, 5M, 7M e 10M.

Nos barcos vão haver limitações...

O serviço da Transtejo/Soflusa vai estar limitado aos serviços mínimos que representam cerca de 15% das ligações fluviais habituais.

Pelo ar, verifique se tem voo...

Também a companhia aérea de bandeira TAP já cancelou 173 dos 360 voos previstos para o dia da greve geral, um total de 47,2% das viagens programadas.

E atenção porque a ANA, empresa que gere os aeroportos portugueses, avisou que os efeitos podem fazer se sentir no aeroporto de Lisboa já a partir das 20h00 de terça-feira.

Centrais sindicais em protesto

A UGT decidiu não aderir à paralisação por considerar que era movida por razões político-partidárias, mas as estruturas sindicais emitiram pré-avisos de greve para quarta-feira em protesto contra as consequências do OE2013.

PUB

Relacionados

Últimas