Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI: despedimentos na função pública podem ser precisos

Medida não deve ser afastada no médio prazo

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que o Governo português não deve colocar de parte a possibilidade de virem a ser precisos despedimentos na função pública a médio prazo.

O representante do FMI na troika, Poul Thomsen, deu esta quarta-feira à tarde uma conference call e, quando questionado pelos jornalistas portugueses sobre a necessidade de se reduzir a dimensão da função pública em Portugal, o responsável também não afastou a possibilidade de virem ai despedimentos.

PUB

Para já, o memorando de entendimento assinado entre Portugal e a troika prevê uma redução de 2% ao ano, mas através de aposentações e outros mecanismos. No entanto, diz Poul Thomsen, a médio prazo, o Governo pode ter de vir a «ponderar o lay off».

Poul Thomsen disse ainda que o Governo debe poupar o dinheiro que sobrar dos fundos de pensões da banca transferidos para a Segurança Social para os imprevistos que surgirem em 2012 e, sobre a proposta relativa à meia hora extra de trabalho por dia, o FMI diz que não chega para compensar a desistência do corte da TSU.

O técnico admite ainda rever as metas de défice para Portugal em caso de uma deterioração do cenário económico e financeiro na Europa.

PUB

Últimas