Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rebelo de Sousa acusa agências de «complot» contra euro

Relacionados

Professor diz que UE «já devia ter criado há muito tempo» agência própria

Marcelo Rebelo de Sousa considerou esta quinta-feira que a descida do «rating» de Portugal se insere numa estratégia dos Estados Unidos contra o euro e favorável ao dólar, defendendo que «há muito» que devia existir uma agência de notação europeia.

«Para mim, é evidente que isto entra numa estratégia americana contra o euro e contra a Europa, em que as agências de rating têm um papel muito importante, são americanas, puxam pelo dólar, têm posições em momentos cruciais desfavoráveis ao euro e a economias europeias», afirmou o antigo presidente do PSD aos jornalistas, citado pela Lusa.

PUB

O social-democrata e também comentador político falava esta quinta-feira à entrada para um seminário na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, numa curta declaração aos jornalistas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, as agências norte-americanas de notação financeira estão a querer «à força, neste momento, inviabilizar o apoio à Grécia e colar Portugal à Grécia».

«Foi este o objectivo, nitidamente, da Moody¿s», advogou.

Rebelo de Sousa defendeu ainda que a União Europeia «já devia ter criado há muito tempo» uma agência própria e teceu críticas ao modo de actuar dos 27.

«A União Europeia está a reagir ao que se está a passar com um atraso de dois a três anos, esses dois a três anos estão a ser muito graves para as economias europeias», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas