Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha: BCE obriga a «medidas urgentes» para evitar resgate

Relacionados

Governo de Rajoy promove medidas drásticas para equilibrar as finanças

O primeiro- ministro espanhol, Mariano Rajoy, vai apresentar nos próximos dias «propostas urgentes» para «travar» a subida das yields das obrigações espanholas - que superam os 400 pontos face à dívida alemã - o valor mais elevado desde que o actual Governo tomou posse, adinta o «Diário Económico».

O ministro da economia e concorrência espanhol, Luís de Guindos, relevou à imprensa alemã, depois dos apelos do Banco Central Europeu (BCE) para que Madrid promova «reformas estruturais», que as mudanças passam pela «reforma dos serviços públicos, em particular na Saúde e Educação», no estímulo ao arrendamento e medidas para «liberalizar o comércio e os serviços profissionais».

PUB

Os analistas europeus afirmam que só as reformas na Saúde e Educação poderão melhorar a imagem do país ibérico junto dos investidores, já que estes temas têm, cada vez mais importância nos défices dos governos regionais.

Relativamente ao setor financeiro existem algumas questões mal definidas como sejam a nova ronda de fusões na banca espanhola e o aumento em 50 mil milhões de euros das provisões das instituições, que podem não ser suficientes para estabilizar o setor.

 

Guindos acrescentou que o Banco Valencia e a Catalunya Caixa vão ser leiloados em apenas «alguns dias», sendo esperadas ainda «mais operações de consolidação» nas instituições financeiras.

PUB

Relacionados

Últimas