Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banca empurra bolsa para verde

Relacionados

Mercados europeus arrancaram no vermelho, mas já estão do lado dos ganhos. Hoje atenções dos investidores estão viradas para reunião do BCE que decorre em Lisboa

A bolsa de Lisboa já inverteu a tendência do princípio da sessão, impulsionada pelo sector da banca. O PSI20 está a valorizar 0,24%, voltando ao patamar dos 7.000 pontos, com 13 títulos no verde.

Lisboa está a acompanhar a tendência da Europa que, embora também tenha acordado rezingona, segue agora no verde.

PUB

Se há pouco o cenário não estava nada optimista para os principais bancos portugueses, com o BES e o BPI do lado das perdas, o sector financeiro está agora do lado do verde. O banco de Ricardo Salgado quem está a liderar o índice: ganha 2,1% para os 3,30 euros e o BPI escala mais de 1%, com cada acção a custar 1,54 euros. Já o BCP está do lado dos ganhos desde o início da sessão e conseguiu evitar, desde logo, um maior tombo do PSI20. Segue a valorizar 1,7% para os 65 cêntimos por acção.

Banca: riscos sobre incumprimento em máximos

O sector financeiro está, assim, a dar força ao índice isto apesar de estar sob a mira da Moody`s. A agência de notação financeira ameaçou ontem cortar o rating de Portugal e está também a intimidar os bancos e as empresas do Estado com um possível corte do rating, nos próximos 3 meses. A conseguir fugir a esta pressão estão apenas a ANA e a EDP. A eléctrica avança já mais de 2%, para os 2,63 euros, isto num dia em que apresenta as suas contas após o fecho dos mercados, tal como a Cofina.

PUB

Moody's mantém rating da EDP inalterado

EDP Renováveis ganha quase 2%, com cada acção a negociar nos 5,20 euros.

A travar maiores ganhos na praça nacional está a Galp. Mesmo depois de ter apresentado os resultados trimestrais, antes da abertura dos mercados, acima das expectativas, a energética segue a perder 0,6%, para os 11,48 euros por acção.

Galp sobe lucros em 32% para 65 milhões

PT lucra menos 39,7% para os 100 milhões

Também a PT está a atraiçoar as negociações. Cada acção está a cotar nos 7,20 euros, numa desvalorização de 2%. A PT é o título que mais perde.

PUB

De realçar ainda que ontem a Altri passou dos prejuízos a lucros de cerca de 9 milhões de euros. E, se seguia há pouco na linha de água, está agora a avançar 0,9%, com cada acção a custar 4,19 euros.

Investidores de olhos postos no BCE em Lisboa

Pelo velho continente, os ganhos são mais ligeiros. Depois de ter estado a liderar as perdas, o índice espanhol IBEX está agora a avançar mais de meio por cento. Os principais mercados acompanham a tendência, mas com valorizações menos acentuadas.

Os investidores estão de olhos postos na reunião do Banco Central Europeu (BCE), que decorre esta quinta-feira, em Lisboa. Além da fixação da política monetária e da previsível manutenção da taxa de juro em 1%, as atenções estão viradas para as eventuais medidas extra no combate da «tragédia grega» por parte do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet. Além disso, esperam-se declarações sobre a compra ou não de Obrigações do Tesouro da Grécia.

Do outro lado do Atlântico, os investidores estão atentos aos pedidos semanais dos subsídios de desemprego. Depois de um fecho em queda dos mercados na sessão de ontem, os futuros norte-americanos apontam para uma abertura no vermelho.

PUB

Relacionados

Últimas