Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bolsa animada com banca a suportar os ganhos

Relacionados

BES lidera as subidas e dispara mais de 4%. BCP e BPI acompanham tendência

A praça nacional continua animada com os ganhos de ontem, sessão em que o PSI 20 disparou 4,59%, tendo alcançado a melhor performance deste ano. A bolsa portuguesa está ainda, no entanto, a recuperar as fortes perdas do início desta semana, depois de a agência Standard & Poors ter reduzido a nota da dívida da República em dois níveis, de A+ para A-. A recuperar o fôlego, o mercado português está esta sexta-feira a valorizar 1,65% para os 7.460,50 pontos, com todos os títulos no verde, à excepção da EDP.

Veja aqui o comentário de bolsa em directo para o TVI e TVI24

PUB

A banca está a impulsionar a praça nacional, com o BES a liderar os ganhos desta manhã, a disparar mais de 4% para os 3,56 euros por acção. Soube-se esta manhã que o banco vai apresentar resultados trimestrais na próxima segunda-feira. O BCP também acompanha a tendência e valoriza 3,1%, com cada acção a custar 72 cêntimos. O mesmo se passa com o BPI a ganhar 2,8% para os 1,68 euros por acção.

Grande destaque está a ter a Mota-Engil, a disparar 3,3% para os 2,75 euros por acção. Isto depois de ontem ter sido assinado o contrato entre a Estradas de Portugal e o consórcio liderado pela Ascendi, do grupo Mota-Engil para a subconcessão da auto-estrada do Pinhal Interior, no valor de 1.429 milhões de euros.

A esmagadora maioria dos títulos valoriza assim mais de 1% e quase metade da praça está mesmo a escalar mais de 2%. A contrariar esta tendência estão apenas dois pesos pesados: a PT valoriza 0,67%, para os 7,65 euros por acção e a EDP é a única pintada de vermelho, a perder 0,14%, com cada acção a custar 2,69 euros.

PUB

Na restante Europa, a maioria das praças está a negociar em alta, mas os ganhos são ainda ligeiros, bem abaixo dos da bolsa portuguesa. Os investidores estão de olhos postos no pacote de ajuda financeira à Grécia que vai ser apresentado pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional nos próximos dias. Daí que os mercados europeus estejam a reflectir uma tendência algo indefinida.

Ainda assim, os ganhos vão dos 0,12% do FTSE inglês até aos 0,84% do índice espanhol IBEX. Mesmo assim, a valorização não atinge os 1% e está longe do ânimo sentido na praça portuguesa.

Já os mercados norte-americanos aguardam esta sexta-feira por alguns indicadores macroeconómicos, sobre o PIB e a confiança dos consumidores dos EUA. A sessão de ontem encerrou no verde, com o índice industrial Dow Jones a ganhar 1,11% e o índice tecnológico Nasdaq a escalar 1,76%.

PUB

Relacionados

Últimas