Já fez LIKE no TVI Notícias?

EDP dispara 3% e BCP mais de 7% com entrada de chineses

Relacionados

Títulos da EDP Renováveis também reagem em forte alta

[ACTUALIZADA COM COTAÇÕES RECENTES ÀS 11H53]

As acções da EDP já estiveram a disparar mais de 3,5% em bolsa, mas a meio da sessão os títulos da eléctrica já atenuaram as subidas, depois do xeque-mate chinês.

PUB

Também o BCP já esteve a valorizar mais de 7%, num dia em que surgem notícias de que há um possível investimento chinês no banco liderado por Carlos Santos Ferreira.

Os títulos da eléctrica sobem 1,50% para 2,365 euros, com mais de 4,1 milhões de acções trocadas de mãos, depois de o Governo português ter decidido vender aos chineses da Three Gorges a posição de 21,35 por cento do Estado na portuguesa.

As acções da EDP Renováveis também reagem em forte alta: avançam 3,76% para 4,680 euros mas já estiveram a disparar quase 5%, claramente a beneficiar deste negócio, que já foi considerado um dos maiores de sempre.

Ambas as empresas estão a empurrar o PSI20, em Lisboa, para terreno de ganhos. O principal índice nacional valoriza já 1,66% para 5.420,80 pontos.

PUB

O investimento global dos chineses na compra da última posição do Estado na EDP poderá ser superior a 8 mil milhões de euros, incluindo financiamento de bancos chineses.

Ainda assim, os trabalhadores da eléctrica mostram-se descontentes. Esta «venda vai sacrificar» os direitos dos trabalhadores e os «direitos dos consumidores portugueses», dizem.

Já o presidente da EDP, António Mexia, mostra-se satisfeito: «É uma boa decisão para todos».

PUB

Relacionados

Últimas