Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo abdica de golden shares na Galp, EDP e REN

Relacionados

Ministro não vai propor direitos especiais nas privatizações

O ministro das Finanças já não vai propor mais golden shares nas privatizações de empresas públicas, assegurou durante a sua audição na Comissão de Orçamento e Finanças.

Teixeira dos Santos referia-se às empresas que contam do plano de privatizações para os próximos anos, como a Galp, EDP, REN e ANA.

PUB

«Não, não vou propor goldens shares nestas entidades», disse.

Sobre o mesmo tema, o ministro disse ainda que o plano das privatizações está em curso e que será possível arrecadar a receita prevista para o plano original (a que acresceram outras empresas no âmbito do Programa de Estabilidade e Crescimento), que foi suspenso com o início da crise financeira.

Privatizações avançam: BPN na calha

«A receita de privatizações de cerca de 900 milhões será obtida com essas operações. Ainda estamos a meio do ano e não há motivo para preocupação», afirmou.

Teixeira dos Santos garantiu ainda que, além do BPN, cujas avaliações para determinar o preço base de venda já terminaram, espera avançar com as privatizações das empresas energéticas (Galp, EDP e REN) este ano, como estava previsto.

Na terça-feira, o ministro da Economia, Vieira da Silva, afirmou que o Governo apenas estava à espera de melhores condições de mercado para avançar com as operações de privatização.

PUB

Relacionados

Últimas