Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia e Espanha vendem dívida pública: operações de sucesso

Relacionados

Procura superou largamente a oferta, juros pagos estão mais baixos

A Grécia voltou esta terça-feira ao mercado da dívida, na segunda operação a sério desde que recebeu a ajuda do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia. Atenas colocou 1,95 mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro, com maturidade a 13 semanas.

O valor colocado ficou acima do montante indicativo da oferta, ou seja, superou os 1.500 milhões previstos, tudo porque a procura foi elevada e superou a oferta quase quatro vezes.

PUB

A atestar o sucesso da operação, a taxa de juro paga pelo Governo grego caiu dos 4,65% registados no anterior leilão para 4,05%. A Grécia está assim a pagar no mercado juros abaixo dos 5% exigidos pelo fundo de estabilização do euro.

Também hoje o Estado espanhol vendeu 4,25 mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro com maturidade de 12 meses e 1,72 mil milhões de euros com maturidade a 18 meses.

No caso dos primeiros, a procura praticamente duplicou a oferta, mas no caso dos segundos quase triplicou. As taxas de juro também baixaram, para 2,249% e 2,4%, respectivamente.

Quarta-feira é a vez de Portugal voltar a pedir dinheiro ao mercado, estando prevista uma emissão de 1,25 mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro.

PUB

Relacionados

Últimas