Já fez LIKE no TVI Notícias?

Juros da dívida disparam para máximos

Relacionados

Mercados estão a mostrar dúvidas quanto à execução do Orçamento

[Última actualização às 14h25]

Os juros da dívida soberana a 10 anos estão a subir há oito sessões consecutivas e já ultrapassam os 6,78%: é um novo máximo histórico.

PUB

Este novo valor dos juros [6,80%] supera, inclusivamente, o último recorde registado a 28 de Setembro [6,71%], numa altura em que o «spread» face às bunds alemãs [de referência] está, de novo, acima dos 400 pontos base.

Na semana passada, os juros das obrigações a 10 anos chegaram a recuar para os 5,6%. Mas a «crispação» em torno do Orçamento voltou a fazê-los subir.

Agora - mesmo depois de ter sido aprovado o OE2011 - os mercados estão a mostrar dúvidas quanto à capacidade deste Orçamento ser executado, ou seja, ser implementado até ao fim e, assim, poder comprometer as metas de redução do défice.

Mais: Portugal está também a ser «refém» dos problemas da Irlanda, país onde os juros já ultrapassam os 7,84%.

Recorde-se que este avanço dos juros irá encarecer as próximas emissões de dívida de Portugal e prejudicará o financiamento dos bancos nacionais.

Note-se que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, já disse que se os juros chegarem ao patamar dos 7% - nível registado na Irlanda e já ultrapassado na Grécia - é melhor Portugal começar a pensar seriamente em recorrer à ajuda do FMI.

Subida de juros mostra que aprovação do OE não é necessária

PUB

Relacionados

Últimas