Já fez LIKE no TVI Notícias?

Juros da dívida pública disparam para quase 7%

Relacionados

Subida a pique mostram um cenário pouco favorável para Portugal: os investidores estão cada vez mais receosos quanto ao futuro da nossa economia

Os juros da dívida pública a 10 anos estão esta sexta-feira a disparar para os 6,8%, face à dívida alemã, num dia de grande volatilidade.

As yields da dívida soberana estão a renovar máximos, pelo terceiro dia consecutivo. Ontem, os juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos fecharam nos 6,13%, hoje tocam os 6,8%.

PUB

Também o spread da dívida, prémio exigido pelos investidores para comparem títulos da República portuguesa em vez da alemã, considerada a mais segura da Europa, estão a disparar para os 386,4 pontos base, mais 0,56% face a ontem.

Portugal paga 4 vezes mais para emitir dívida

Estas subidas a pique mostram um cenário pouco favorável para Portugal: os investidores estão cada vez mais receosos quanto ao futuro da nossa economia.

Prova disso mesmo é que o risco de incumprimento do Estado português voltou a subir. Os preços dos «credit default swaps» (CDS) - espécie de seguro exigido pelos investidores para comparem dívida - das Obrigações do Tesouro a 5 anos subiu para os 466 pontos base, contra os 460 pontos base do fecho de ontem.

Juros da dívida grega são de 13%. Alemanha cai

Já os juros da dívida pública da Grécia sofrem pior sorte. Os juros da dívida a 10 anos sobem 13%, face aos títulos da Alemanha. Os CDS a 5 anos tocam os 966 pontos base.

Isto no dia em que os parlamentos da Alemanha e Itália aprovaram o pacote de ajuda europeu à Grécia.

A contrariar a tendência, seguida também pela Espanha e Reino Unido, estão as obrigações alemãs. As yields tocam os 2,78%, o mínimo histórico. Esta descida mostra, claramente, que os investidores estão a procurar a dívida alemã como um refúgio face à instabilidade sentida noutros países da Zona Euro.

PUB

Relacionados

Últimas