Já fez LIKE no TVI Notícias?

Juros em máximos: dívida a 2 anos já passa os 8%

Relacionados

Todas as maturidades têm juros acima de oito por cento. A cinco anos tocam máximos históricos de 9,213 por cento

Nunca os juros da dívida soberana a dois anos estiveram tão altos. Esta tarde de quarta-feira, os juros exigidos pelos investidores para comprarem dívida portuguesa com maturidade a 2 anos ultrapassou os 8%.

Às 17h23, a yield da dívida a dois anos tocou os 8,177%, o valor mais elevado desde a entrada de Portugal na Zona Euro. Agora, estão nos 8,1640%.

PUB

Também nos prazos a três, quatro, seis e sete anos, os juros estão acima dos 8,6%, renovando valores-recorde.

No caso da dívida a oito anos, os juros da dívida pública estão nos 8,57% e com maturidade a nove anos estão nos 8,38%.

A tocarem máximos históricos estão também os juros da dívida a cinco anos, que esta tarde tocaram os 9,213%, e a dez anos, alcançaram os 8,35%.

Porque sobem os juros?

Sobe assim de tom a desconfiança dos investidores em relação a Portugal, com cada vez mais vozes a erguerem-se na defesa de uma provável necessidade de ajuda internacional. A S&P cortou o rating da República por duas vezes na última semana e a Fitch voltou a ameaçar seguir o mesmo caminho, caso Portugal não recorra ao FMI.

PUB

Os bancos estão também a sofrer cortes nos seus ratings> enquanto se agrava a crise política e económica no nosso país, dificultando o seu acesso ao financiamento externo.

Portugal vai ter de enfrentar os seus dois maiores desafios em Abril e Junho, data em que terá de colocar, em conjunto, quase 10 mil milhões de euros no mercado, para pagar dívida vencida.

Vários analistas consideram que Portugal não vai conseguir passar de Junho sem recorrer ao fundo de resgate da União Europeia/FMI.

PUB

Relacionados

Últimas