Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lisboa cai em dia de leilão perigoso

Relacionados

Mercado expectante para ver se Estado português consegue procura suficiente e taxas de juro razoáveis

A bolsa de Lisboa abriu em queda esta quarta-feira, penalizada pelos sucessivos cortes de rating à dívida nacional e dos bancos portugueses, num dia em que Portugal volta a testar o apetite dos investidores. O PSI20 cai 0,56% para 7.746,99 pontos.

O Estado realiza novo leilão de Bilhetes do Tesouro esta manhã, com um montante indicativo entre 750 e mil milhões de euros, com maturidades a seis e 12 meses. Existe grande expectativa em torno desta operação, depois de os bancos nacionais terem avisado que não pretendem comprar mais dívida pública. Uma atitude que, de acordo com os analistas, pode afastar outros investidores, fazendo com que a procura fique abaixo do esperado e com que os juros sejam elevados. Alguns anaistas apontam para uma fasquia de 5%, em linha com o mercado secundário, e acima do que a Grécia pagou no último leilão do género.

PUB

Esta manhã Portugal recebeu mais uma má notícia. Depois de ontem ter anunciado um corte do rating da República, e como seria de prever, a Moody¿s cortou esta quarta-feira a nota de sete bancos portugueses. O Montepio recebeu um corte de um nível, mas CGD, BCP, BES, BPI, Santander Totta e BPN foram alvo de cortes de dois ou mais níveis.

Por ser uma decisão já esperada, os reflexos na bolsa são mais limitados. O Banif cai 1,11% para 80 cêntimos e o BCP desliza 1,06% para 56 cêntimos. No entanto, os outros dois títulos do sector mantêm-se no verde: o BPI cresce 0,25% para 1,21 euros, e o BES trepa mesmo 0,83% para 2,80 euros, liderando os ganhos na praça. Um movimento de alguma correcção depois das fortes quedas registadas pelo sector na sessão passada.

Energia também segue pelo vermelho

Ainda a contribuir para a queda da bolsa está a energia. A EDP Renováveis lidera as quedas, ao baixar 3,04% para 4,81 euros, depois de a Société Générale ter cortado a recomendação sobre as suas acções de comprar para manter.

Mas a Galp também cai 0,16% para 15,56 euros e a EDP recua 0,29% para 2,74 euros.

No verde, merece referência a Sonae, que avança 0,74% para 82 cêntimos, e a PT, cujos ganhos se ficam pelos 0,05% para 8,28 euros.

PUB

Relacionados

Últimas