Já fez LIKE no TVI Notícias?

Medo na bolsa: dívida pública arrasta Lisboa para o fundo

Relacionados

Resto da Europa consegue evitar nova espiral de quedas

A praça nacional está em forte queda e regista mesmo a maior descida entre todas as praças da Europa, ultrapassando mesmo a quebra da bolsa grega. O PSI20 recua 3,04% para 7.567,84 pontos, com todas as empresas no vermelho, depois de ter estado a cair quase 3,5%.

Em Atenas, o ASE cai 2,85%, e no resto da Europa apenas o IBEX espanhol nos acompanha no terreno negativo, mas com um deslize muito menor: apenas 0,24%.

PUB

As incertezas sobre a ajuda europeia à Grécia estão a deixar os investidores nervosos. No fim-de-semana um ministro alemão defendeu que a Grécia deveria sair do euro e a própria chanceler alemã, Angela Merkel, veio já exigir que a Grécia tome medidas mais «duras» de consolidação orçamental.

Prometida que está a ajuda à Grécia, os investidores temem agora que também Portugal se veja em situação de necessidade. os juros da dívida pública grega estão a disparar e a atingir novos máximos no curto prazo. A dívida portuguesa, espanhola e irlandesa vão atrás. As yields das obrigações portuguesas a cinco e dez anos sobem 14 pontos para 4,372% e 10 pontos base para 5,04%, respectivamente.

Banca entre as mais pressionadas

O sector financeiro é, como de costume, dos mais pressionados. O BCP lidera o pessimismo e cai 3,44% para 73 cêntimos, mesmo depois de o seu banco na Polónia ter apresentado resultados que mereceram o aplauso dos analistas. Já o BES perde 3,01% para 3,51 euros e o BPI recua 3,09% para 1,76 euros.

PUB

O sector da energia também não está com grande ânimo. A EDP Renováveis lidera as descidas, ao perder 4,42% para 5,10 euros, depois de se saber que o Barclays cortou a recomendação e o preço alvo para as suas acções.

A casa mãe EDP também cai 3,43% para 2,73 euros, no dia em que anunciou um contrato para aquisição de aerogeradores à Ventas para uma capacidade de até 2,1 GigaWatts. A EDP anunciou ainda que vai gerir 51% da rede de abastecimento de carros eléctricos.

A Galp também perde 2,76% para 12,35 euros.

Nas telecomunicações, a PT desce 3,15% para 7,99 euros, a Sonaecom desliza 3,11% para 1,40 euros e a Zon escorrega 3,29% para 3,61 euros.

Com quedas em torno dos 3% seguem ainda a Sonae Indústria, Brisa, Jerónimo Martins e Cimpor e com descidas a rondar os 2% estão a Mota-Engil e a Altri.

Nos EUA, a tendência é mista. O Dow Jones sobe 0,33% e o Nasdaq cai 0,27%.

PUB

Relacionados

Últimas