Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal emite dívida: juros a um ano disparam

Relacionados

Foram colocados no mercado 750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro com maturidade a 12 meses

Portugal vendeu esta quarta-feira 750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro com maturidade a 12 meses. Mas pagou juros bem mais altos do que na emissão anterior feita há duas semanas.

A taxa média ponderada fixou-se em 3,369%, acima dos 2,756% pagos na última emissão com as mesmas características.

PUB

Segundo o Instituto de Gestão e da Tesouraria do Crédito Público (IGCP), a procura no leilão superou a oferta em 1,6 vezes. Um número muito aquém do verificado na emissão de 1 de Setembro, altura em que a procura tinha sido 2,1 vezes superior ao montante disponível no mercado.

«Os custos de financiamento de Portugal continuam a aumentar e esta é a taxa mais elevada das emissões feitas este ano de BT a 12 meses», afirmou o gestor de dívida do Banco Carregosa, Filipe Silva, citado pela agência Reuters. Este é um aumento «muito grande», num «curto espaço de tempo», o que pode ser «preocupante, porque estamos a financiar-nos cada vez a níveis mais caros».

Basta olhar para o histórico deste ano: «Em Janeiro de 2010, Portugal pagou 0,92% por uma emissão a 1 ano e, passados apenas 8 meses, estamos a pagar 3,37%». «Isto denota as fragilidades que o país está a demonstrar. Ainda há procura, mas os investidores exigem um prémio superior».

PUB

Relacionados

Últimas