Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saúde: Alemanha aumenta contribuições para previdência

Relacionados

Governo quer que patrões e empregados descontem 15,5% dos seus ordenados brutos mensais para caixa de previdência

O governo alemão aprovou esta quarta-feira uma reforma do sistema de saúde público que inclui um aumento das contribuições de patrões e empregados para as caixas de previdência dos 14,9% para 15,5% dos ordenados brutos mensais.

A percentagem a suportar pelos trabalhadores será de 8,2% e a dos empregadores de 7,3%.

PUB

O projecto do ministro da saúde, Philipp Roesler, permite também às caixas cobrar taxas adicionais aos beneficiários, independentemente dos seus rendimentos, para garantir o seu financiamento.

Se as referidas taxas ultrapassarem, no entanto, 2% do ordenado bruto, os beneficiários serão reembolsados pelo Estado do valor excedentário.

A reforma, que terá de passar ainda o crivo parlamentar, no Outono, para entrar em vigor no próximo ano, prevê ainda poupanças de 3,9 mil milhões de euros nas despesas com médicos, hospitais e das próprias caixas de previdência.

A oposição criticou duramente a iniciativa do governo, classificando-a, nas palavras da social-democrata Andrea Nahles, de «pura e simplesmente injusta».

Para a dirigente do SPD, o aumento das despesas com a saúde «passará a ser suportada unilateralmente pelos trabalhadores», rompendo-se assim o princípio da paridade nos pagamentos para a saúde, entre empregadores e empregados.

PUB

Relacionados

Últimas