Já fez LIKE no TVI Notícias?

Câmaras: feriados municipais não devem ser extintos

Relacionados

Fernando Ruas diz que esses dias podem ser mudados para não propiciarem mais pontes

O líder da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, defendeu esta segunda-feira que os feriados municipais não devem ser extintos, mas podem ser mudados para dias que não propiciem mais pontes.

O autarca do PSD lembrou que um feriado municipal «é um dia muito destinado à coesão municipal e sobretudo também a insuflar a auto-estima» e, que, por isso, é importante que se continue a assinalar.

PUB

«Que eventualmente se encostem de modo a que não haja mais pontes, isso não me custa nada a aceitar», frisou citado pela Lusa.

Na opinião do também presidente da Câmara de Viseu, os feriados municipais poderiam ficar «eventualmente colados ao fim de semana ou, de outra forma, colados a outro feriado já existente, mas de modo a que não propiciem pontes» para além das já existentes.

«Mesmo que [a decisão] fosse até integrá-los no fim de semana seguinte não me custava nada a aceitar», acrescentou.

Segundo Fernando Ruas, Portugal já é «dos países da Europa com mais feriados», o que poderá influenciar a produtividade. «Basta ver a estatística em relação aos outros países, normalmente até mais ricos, que têm feriados a menos. Isso é uma constatação», acrescentou.

No entanto, na sua opinião, «os municípios ficariam a perder se não houvesse um feriado municipal que exaltasse essa condição».

A redução do número de feriados e o reajustamento da data de outros é uma das medidas previstas no Orçamento de Estado para 2012.

PUB

Relacionados

Últimas