Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alemanha quer antecipar-se e baixar défice para 3% já em 2012

Relacionados

Ministério das Finanças alemão espera alcançar meta exigida por Bruxelas um ano antes do prazo fixado. Objectivo é agora baixar défice para 2% em 2013

O prazo dado pela Comissão Europeia para que os países da Zona Euro baixem o défice para 3% do Produto Interno Bruto (PIB) é 2013, mas a Alemanha quer antecipar-se e chegar a essa meta um ano antes.

«Segundo os dados de que dispomos, poderemos alcançar essa meta mais cedo», revelou esta quinta-feira o ministério das Finanças daquele país.

PUB

O Governo alemão espera um défice orçamental de 4,5% para este ano, de 4% para 2011 e de 3% já em 2012. Para 2013, o objectivo é baixar o défice para 2% do PIB.

A ideia é que daqui a quatro anos, o défice desça para 1,5%, graças ao plano de austeridade que inclui cortes orçamentais de quase 82 mil milhões de euros, nos próximos quatro anos, e à retoma da economia, escreve a agência Lusa.

Dívida pública alemã ascende a 1,7 mil milhões

Já no que toca à percentagem da dívida pública em relação ao PIB, a maior economia europeia deverá continuar a falhar o objectivo traçado no Pacto de Estabilidade e Crescimento, que impõe um limite de 60%.

Esta quota, que este ano será de 78%, deverá aumentar para 80% até 2014, segundo as actuais previsões do Executivo alemão.

Actualmente, a dívida pública alemã ascende a 1,7 mil milhões de euros.

O governo espera um aumento da dívida da ordem dos 65 mil milhões de euros ainda este ano e para o próximo deverá ser de 57,5 mil milhões de euros. Daqui a quatro anos, o novo endividamento deverá atingir um máximo de 24 mil milhões de euros.

A partir de 2016, o aumento da dívida alemã não poderá ultrapassar 0,35% do PIB (cerca de 10 mil milhões de euros) por ano, devido a um novo imperativo constitucional, o chamado «travão» da dívida.

PUB

Relacionados

Últimas