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Anacom recebe mais 24% de reclamações. Veja quem são os alvos

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TMN, Vodafone, Zon e Sonaecom lideram lista das operadoras com mais queixas dos clientes

Mais queixas e várias operadoras de telecomunicações em destaque, pela negativa. A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou esta sexta-feira que recebeu 41.989 reclamações por escrito, no ano passado. São mais 24% do que no ano anterior e a maior parte tem como alvo o sector das comunicações electrónicas. TMN, Vodafone, Zon, Sonaecom, PT Prime e Uniteldata são os líderes das reclamações dos consumidores. É a primeira vez que a Anacom divulga os operadores a quem os consumidores mais apontam o dedo.

O maior número de queixas «deve-se ao aumento do volume de folhas do livro de reclamações - do total de reclamações recebidas, as folhas representam 79 por cento de reclamações», refere o regulador do sector de comunicações, num comunicado citado pela agência Lusa.

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As comunicações electrónicas representam 70,3% do total de queixas (ou seja, mais de 32.100) e reflectem um aumento de 23%, face a 2008. Foi «o serviço de acesso à Internet» que «motivou o maior número de reclamações por cada mil clientes, 3,27, menos 45 por cento que no ano anterior».

Entre os operadores com pior desempenho, estão aqueles que têm um nível de reclamação superior a 4,9 reclamações por 1.000 clientes. O serviço de acesso à Internet e o serviço telefónico fixo são os motivos que mais estão na base das reclamações dirigidas à TMN. Quanto à Vodafone, além do acesso à Internet, está a insatisfação com a TV por subscrição.

Já à Zon é apontado o dedo aos serviços móvel e fixo, à Sonaecom o serviço de televisão paga e à PT Prime e à PTC o serviço fixo e de Internet, respectivamente. A Uniteldata completa a lista das operadoras mais reclamadas, por causa de queixas relativas ao serviço fixo.

Também a Anacom não escapou à insatisfação dos clientes. A maior parte das reclamações tiveram como base incorrecções detectadas na facturação, nos contratos e na assistência técnica.

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