Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bancos pedem menos «socorro» ao BCE

Relacionados

Mesmo assim, valor dos empréstimos está ainda acima dos 45 mil milhões de euros

Os bancos portugueses recorreram menos ao financiamento do Banco Central Europeu no mês de Outubro. O valor dos empréstimos diminuiu, mas apenas 81 milhões de euros. Na verdade, o valor total está ainda acima dos 45 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

Os bancos comerciais residentes em Portugal tinham assim, no final do mês passado, um total de 45.540 milhões de euros em financiamento junto do BCE, apenas menos 81 milhões de euros face ao saldo no final de Setembro, que se situava nos 45.621 milhões de euros.

PUB

No entanto, é de assinalar esta que é já a segunda queda mensal consecutiva no total de empréstimos, depois de no final de Setembro (face ao final de Agosto) terem decrescido 398 milhões de euros.

Certo é que o montante do final de Outubro continua em níveis elevados, superior em pelo menos dois mil milhões de euros quando comparado com o valor financiado pelos bancos junto do supervisor europeu nos meses de Junho e Julho deste ano.

Os bancos têm vindo a pedir números mais elevados de liquidez através do mecanismo de mais longo prazo, que atinge no final de Outubro o seu mais elevado valor de sempre, com 34.022 mil milhões de euros, reduzindo por sua vez no mecanismo principal, das operações principais de refinanciamento, através do qual os bancos pedem agora todo o valor que necessitarem para empréstimos semanais pagando a taxa de juro de referência, actualmente em 1,25%.

PUB

Relacionados

Últimas