Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE alerta: «É preciso fazer frente ao défice»

Relacionados

Conselheiro do Banco Central Europeu, Christian Noyer, diz que é preciso acabar com as dúvidas sobre a sustentabilidade das contas públicas de vários países

Paira incerteza sobre os mercados financeiros da Europa, com os défices dos Estados-membros a serem o principal motivo de preocupação. Por isso, o conselheiro do Banco Central Europeu, Christian Noyer, considera fundamental fazer frente aos défices públicos para relançar a confiança nos mercados.

Trichet está confiante na Zona Euro e no resgate da Grécia

PUB

Alemanha: Banco Central prevê forte crescimento da economia

BCE pede «reestruturação adequada» do sector bancário

«As dúvidas sobre a sustentabilidade das finanças públicas em muitos países está na base da incerteza actual», reforçou o também governador do Banco de França, citado pela Reuters, durante uma conferência empresarial em Paris.

E sugeriu que «uma condição para atenuar a tensão nos mercados é aplicar uma rigorosa disciplina orçamental».

Estas declarações surgem depois de o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, ter criticado veemente o comportamento das instituições bancárias europeias, advertindo-as de que poderiam ter desaparecido todas, se não fossem «protegidas».

E apesar de a Alemanha ter reprovado a aquisição de dívida pública de países como Grécia, Portugal ou Irlanda, desde Maio passado, por parte do BCE, Jean-Claude Trichet foi peremptório: «A situação era demasiado dramática. A Europa era nesse momento o epicentro da crise».

PUB

Relacionados

Últimas