Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE mais optimista já admite retirar apoio à banca

Relacionados

Banco acredita que economia está mais forte e que é preciso começar a normalizar o mercado de crédito interbancário

O Banco Central Europeu (BCE) está mais optimista quanto ao andamento da economia do Velho Continente. O governador do banco central da Suécia, que é também membro do Conselho de Governadores do BCE, diz que a economia está mais forte e não há risco de inflação.

Patrick Honohan, comentava os dados relativos ao crescimento da Zona Euro no segundo trimestre, e considerou que «existe um tom mais sólido nos número, sugerindo que foram uma boa notícia».

PUB

Para além disso, acha que «existem todas as indicações de que as expectativas de inflação estão estáveis, não oscilam e a projecção para a inflação continua boa, onde gostaríamos que ela se situasse».

Recorde-se que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1% entre Abril e Junho.

As perspectivas optimistas parecem não ser um exclusivo do irlandês. Também o alemão Axel Weber, presidente do banco central do seu país, diz que as medidas de apoio financeiro do BCE se devem manter até ao final do ano, mas em 2011 deve começar-se a discutir a sua remoção.

«Penso que esta discussão, sobre a continuidade das medidas de estímulo, deverá ocorrer no primeiro trimestre», afirmou. «Temos que encetar um procedimento de normalização».

AS ajudas financeiras do BCE garantem que os bancos conseguem financiar-se para que possam depois ceder empréstimos às famílias e às empresas. Os leilões de liquidez ilimitada ainda não podem ser suspensos, sobretudo antes do final do ano altura em que «habitualmente surgem maiores incertezas sobre a liquidez dos bancos».

PUB

Relacionados

Últimas