Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCP precisa de 2,13 mil milhões até Junho de 2012

Relacionados

Banco de Carlos Santos Ferreira admite reduzir para zero as necessidades de financiamento até meados do próximo ano, admitindo, para isso, recorrer ao apoio estatal

O BCP necessita de reforçar os seus capitais em 2,13 mil milhões de euros até 30 de Junho de 2012, para cumprir as metas exigidas pela Autoridade Europeia Bancária.

Para o fazer, o banco de Carlos Santos Ferreira admite recorrer à linha de recapitalização do Estado, no valor de 12 mil milhões de euros, acordada com a troika.

PUB

As necessidades do BCP são a conclusão da avaliação realizada a 71 bancos europeus para dar resposta às preocupações dos mercados sobre os riscos soberanos, reflictindo a valorização aos preços de mercado correntes das exposições a dívida soberana.

Esta avaliação da Autoridade Bancária Europeia «visa criar uma almofada temporária de capital e, por consequência, reforçar a solidez das instituições, na actual situação de incerteza associada à crise da dívida soberana», explica o Banco de Portugal, em comunicado enviado às redacções.

No caso do BCP, as necessidades de capital são referentes à exposição de dívida soberana no final de Setembro para atingir o rácio de solvabilidade de 9% a partir de 30 de Junho de 2012, como exige o supervisor europeu.

No entanto, o maior banco privado português sublinha, em comunicado enviado à CMVM, que já reforçou fundos próprios, em 405 milhões de euros, a 13 de Outubro, pelo que as necessidades reais do banco são de 1,73 milhões de euros.

PUB

Deste valor, 1,17 mil milhões correspondem ao perdão de 50% da dívida grega e à contabilização da restante dívida europeia a preços de mercado.

O BCP tem até 20 de Janeiro de 2012 para apresentar um plano ao Banco de Portugal para atingir o rácio core tier 1 de 9%. O banco garante que vai «reduzir as necessidades de capital a zero em Junho de 2012».

Neste sentido, admite recorrer ao fundo de apoio estatal.

PUB

Relacionados

Últimas