Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Com o FMI haverá cortes e alteração às leis laborais», avisa Silva Lopes

Relacionados

Economista diz que o Fundo Monetário Internacional não pode, por exemplo, desvalorizar moeda ou aumentar juros

O economista Silva Lopes considera em entrevista ao «Jornal de Notícias» que a intervenção do FMI em Portugal poderá resultar em duras medidas para os portugueses porque poderão ser revistos direitos laborais.

Convicto que o país irá mergulhar numa recessão em 2011, o antigo ministro das Finanças também não vê com bons olhos a entrada do Fundo Monetário Internacional, pois agora os instrumentos para resolver as contas públicas são muito diferentes do que nas outras duas alturas em que essa intervenção aconteceu.

PUB

«Em 1977 e 1983 a intervenção do FMI foi extremamente vantajosa para o país, foram dois casos de sucesso e foi o que nos valeu. Só que naquela altura não o FMI podia impor-nos condições que agora não pode - desvalorizar o escudo, aumentar as taxas de juro, colocar os limites à concessão de crédito dos bancos. Agora só temos um instrumento: cortar na despesa. Se o FMI entrar será para cortar despesa e para alterar também algumas leis estruturais, o que vai dar problemas. Admito que se metam, por exemplo, com a legislação do trabalho».

Questionado sobre o impasse no acordo para viabilização do Orçamento do Estado para o próximo ano, o economista considera que o «o Governo tem de ceder em alguma coisa». Silva Lopes também não isenta de culpas os social-democratas: «O que é necessário é que o PSD diga onde se deve cortar e pelos vistos isso não acontece».

PUB

Relacionados

Últimas