Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresa portuguesa tem dificuldades em contratar trabalhadores

Relacionados

É a maior fabricante de sofás na Península Ibérica. Precisavam de mais funcionários, mas não encontram pessoas disponíveis

A fábrica de sofás Aquinos, em Tábua, a maior fabricante de sofás na Península Ibérica, com 650 trabalhadores e uma produção anual de 780 mil lugares, está com dificuldades em recrutar trabalhadores, disse à Lusa o administrador da empresa.

«Admitimos no último ano 280 trabalhadores mas precisamos de mais e estamos com dificuldade em encontrar pessoas disponíveis», afirmou Carlos Aquino, responsável pela fábrica que está instalada na região Centro, que teve uma taxa de desemprego de 14,1 por cento em Junho, segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

PUB

Carlos Aquino aponta os programas de apoio ao desemprego como a principal causa desta situação, porque «as pessoas preferem estar nesses programas a ter um emprego, neste momento podemos dizer que estamos com falta de mão de obra».

Segundo o empresário «as pessoas desta região não têm uma cultura industrial e, por exemplo, não querem trabalhar por turnos», disse à Lusa, o que faz «com que o retorno do investimento seja muito mais demorado».

A empresa está a construir uma nova fábrica de colchões, a Novaqui, que «será a mais avançada do mundo em tecnologia e estará em funcionamento em Julho de 2011», disse Carlos Aquino.

A Novaqui implicará um investimento de 23 milhões de euros e foi considerada como um Projecto de Interesse Nacional(PIN) devido precisamente à sua componente tecnológica.

Esta nova unidade «irá produzir 6 mil colchões por dia e vai empregar mais 125 pessoas». «Não temos problemas de vendas porque já temos acordos celebrados, mas temos problemas de produção», afirma Carlos Aquino, adiantando que a aposta da empresa será «cada vez mais em tecnologia, porque a mão de obra não resolve os nossos problemas».

A Aquinos «exporta 60 por cento da sua produção para 14 diferentes países, sobretudo para a Espanha e França».

PUB

Relacionados

Últimas