Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fitch ameaça corte de «rating» da Brisa

Casa de notação financeira vai analisar situação da empresa nos próximos três meses e,depois, «actualizar» notação

A Fitch colocou esta segunda-feira sob vigilância negativa o rating da Brisa Concessão Rodoviária (BCR), que detém a concessão principal da Brisa, na sequência do corte da notação de Portugal.

A agência de notação financeira diz, em comunicado citado pela Lusa, que vai acompanhar a situação nos próximos três meses e «actualizar o seu processo de classificação em conformidade».

PUB

«Embora a Fitch não veja uma relação mecânica entre o rating da BCR e o de Portugal, os ratings reflectem um certo efeito de correlação entre a dívida soberana e as entidades sob jurisdição da República», esclarece a agência.

No caso da BCR, esta relação pode reflectir-se no desempenho económico em geral, acesso a liquidez e emissão de dívida e interferência política.

A Fitch refere que um mau desempenho económico é «um cenário crítico» para a Brisa, uma vez que suas as receitas são «quase totalmente provenientes das portagens» e o tráfego é muito influenciado pelo ambiente económico.

A BCR foi criada no final do ano passado e detém a concessão principal da Brisa.

A agência de notação financeira Fitch cortou o rating de Portugal em dois níveis, de «A+» para «A-», na quinta-feira, devido às dificuldades na aplicação de medidas e de financiamento após o chumbo da actualização do PEC no Parlamento.

PUB

Últimas