Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI: «Só um milagre pode evitar ajuda externa»

Relacionados

Conselheira do FMI lamenta que Portugal não tenha conseguido travar degradação das finanças públicas

É um desabafo vindo da única portuguesa que é conselheira do Fundo Monetário Internacional. Estela Barbot lamenta que «o país não tenha feito o que era necessário para que a situação não se tivesse degradado tanto». Agora, a solução passa só pela «ajuda externa». Ou isso, ou «um milagre».

O quadro é tão negro que neste momento «o estado das finanças públicas portuguesas representa uma ameaça para o Estado social», disse em entrevista à TSF. Num beco sem saída, o país não tem por isso outra alternativa senão pedir ajuda.

PUB

«O acumular do défice sem uma redução efectiva dos custos» foi ainda criticado por esta conselheira do FMI que deixou ainda um apelo a Portugal: o país deve «acertar medidas de consenso entre todos para dar uma imagem diferente do país lá fora».

Estas declarações surgem um dia depois de uma porta-voz do FMI ter reconhecido que Portugal enfrenta «uma situação difícil».

Note-se que ainda ontem o Presidente da República ter dissolvido a Assembleia da República e convocado eleições.

Também ontem o ministro das Finanças se pronunciou sobre a ajuda externa numa entrevista à TVI, reconhecendo que o pedido de socorro é agora mais difícil de evitar e que Cavaco Silva é «a melhor pessoa» para o fazer.

PUB

Relacionados

Últimas