Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp: produção sobe 47,8% até Junho

Relacionados

Vendas de produtos refinados e gás natural caíram. Exportações da refinação cresceram. Preços do petróleo aumentaram 33% em um ano

A produção média da Galp Energia subiu 47,8 por cento no segundo trimestre, face ao mesmo período do ano passado, segundo dados operacionais preliminares da empresa divulgados ao regulador do mercado.

A quantidade de crude processado também cresceu (1%), enquanto os preços do Brent aumentaram 33,2% de Abril a Junho, face ao homólogo. O preço do petróleo londrino subiu dos 58,8% no final de Junho de 2009 para 78,3% neste ano.

PUB

Combustíveis: maior descida num ano

Numa nota sobre enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a petrolífera portuguesa indica também que as vendas de produtos refinados caíram 1,7% (para 4,2 milhões de toneladas) e as vendas a clientes directos na Península Ibérica caíram 8,5%, para 2,6 milhões de toneladas.

Já as exportações destes produtos refinados cresceram 14,7%, para 700 mil toneladas.

Petrobras mais perto de comprar 33% da Galp

No sector do Gás, as vendas totais de gás natural caíram 0,8%, para 1105 milhões de metros cúbicos, se bem que a empresa tenha registado um crescimento no mercado liberalizado de 5%. No mercado regulado do gás, as vendas da Galp caíram 14,1%.

Também esta sexta-feira, o jornal italiano «Il Mondo» noticiou que a Eni, a maior empresa energética italiana, vai iniciar negociações para vender a sua participação na Galp «no Outono».

De acordo com o semanário, citado pela Lusa, o mais provável comprador da participação de 33,34% é a grupo brasileiro Petrobras.

As acções da Galp seguem a cair 0,11 por cento, para os 12,58 euros.

PUB

Relacionados

Últimas