Já fez LIKE no TVI Notícias?

Granadeiro pede prémios para gestores

Relacionados

Chairman da PT diz que «metas foram cumpridas». Remuneração dos órgãos sociais representou 1,29% dos resultados líquidos em 2009

O presidente do conselho de administração da PT, Henrique Granadeiro, defendeu esta sexta-feira o pagamento de prémios de gestão à equipa da direcção da empresa, argumentando que as metas de gestão foram todas cumpridas.

«A política de remunerações dos órgãos sociais deve, na minha óptica, continuar a ser direccionada para a captação e retenção de talento e de uma gestão de elevada qualidade num contexto envolvente desafiante e altamente concorrencial quer em Portugal quer no contexto Europeu», disse o «chairman» na Assembleia-geral da PT, que começou com 53% do capital representado.

PUB

Para vincar que os prémios são merecidos, Granadeiro lembrou que «o valor bruto da remuneração dos órgãos sociais em 2009 representou 7,6 milhões de euros, tendo decrescido face a 2008, quando representou 8,1 milhões de euros».

O «chairman» acrescentou ainda que «este decréscimo acontece após a progressiva redução em anos anteriores, desde os 11 milhões de euros em 2006 para 9 milhões de euros em 2007» e concluiu que, nesta matéria, «há ainda que considerar o montante referente à componente plurianual relativo ao período 2006-08, pago em 2009, o qual representou 3,8 milhões de euros», disse citado pela Lusa.

«A remuneração dos órgãos sociais representou, em 2009, 1,29 por cento dos resultados líquidos do grupo» salientou.

Dividendo de 0,575 euros por acção

No discurso, no qual anunciou que será proposto o pagamento de um dividendo de 0,575 euros por acção relativo a 2009 e também sobre 2010 e 2011, Granadeiro adiantou que «a remuneração accionista total no período entre 2006 e 2010 atingiu já 6.342 milhões de euros, valor que inclui o dividendo que está proposto à apreciação e votação desta AG, o que representa um esforço sem precedentes na história da empresa».

A intervenção do «chairman» enfatizou a comparação entre a prestação da empresa em bolsa e a valorização dos índices bolsistas.

«Em 2009 a PT foi das acções com melhor desempenho no seu sector, oferecendo um retorno accionista total, o qual não só inclui a variação do preço da acção mas também o dividendo pago aos senhores accionistas, de 54,9%. Este retorno compara com 20,2% do sector europeu das telecomunicações, representado pelo índice DJ Stoxx Telecommunications, e com 39% oferecidos pelo PSI20 no mesmo período», disse Granadeiro.

PUB

Relacionados

Últimas