Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lembra-se do site «Cortar Despesas»? Era do PSD e agora está em alemão

Relacionados

Foi criado pelos social-democratas para receber sugestões dos portugueses. Um ano e meio depois, a página está totalmente diferente

O site que o PSD criou para receber as sugestões dos portugueses para cortar na despesa pública está agora em alemão.

A página www.cortardespesas.com, criada a 4 de outubro de 2010, foi uma iniciativa do gabinete de estudos dos social-democratas que pretendia, assim, promover um «brainstorming» coletivo sobre a redução da despesa.

PUB

O objetivo seria, conforme se comprometeu o gabinete de estudos, compilar a informação e levá-la ao Parlamento: a missão era «ajudar o país a ter um Orçamento do Estado melhor» e que incidisse «sobre a componente da despesa pública», como explicou, em outubro de 2010, José Manuel Canavarro, um dos responsáveis pelo projeto.

A iniciativa contou com uma forte adesão: em 24 horas, a página da Internet recebeu 2.500 sugestões. Em menos de um mês, o site contava com 66,47 mil vistas e mais de 113 páginas visitadas, de acordo com o relatório do gabinete de estudos do PSD, datado de outubro de 2010.

Agora, cerca de um ano e meio depois, a página online mudou de «rosto», estando o domínio a ser utilizado por um indivíduo ou empresa da Alemanha para promover um artigo sobre Marketing.

O motivo é «simples»: «Depois das eleições legislativas [5 de junho de 2011] o projeto já estava concluído. Por isso, decidiu-se por não renovar o site», explicou fonte do PSD à Agência Financeira.

PUB

Fechado em agosto de 2011, o domínio ficou livre no mercado da Internet.

A verdade é que os domínios «.com» são vendidos na Internet por um período determinado de tempo. O mais comum é, como explicou Pedro Costa, especialista nesta matéria, 1, 3 ou 5 anos. A partir daí, o utilizador pode decidir continuar com o domínio, pagando novamente por essa espécie de aluguer, ou deixá-lo, permitindo que outros utilizadores o possam comprar.

«O que pode ter acontecido é que este utilizador alemão viu que o site tinha muitas visualizações e aproveitou o domínio. Isso acontece muitas vezes», disse Pedro Costa, web manager, à AF.

PUB

Relacionados

Últimas