Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nissan: fábrica nova em Cacia avança ainda este ano

Relacionados

Unidade vai produzir baterias eléctricas para o modelo Leaf

A nova fábrica da Nissan para produzir baterias de carros eléctricos, que ficará situada em Cacia, começa a ser construída ainda este ano, anunciou a marca, quase um ano depois de ter escolhido o nosso país como destino da unidade fabril.

A nova fábrica terá vinte mil metros quadrados e deverá criar 200 postos de trabalho directos, lembra a Lusa. A fabricante de automóveis estima que o investimento, que corre paralelamente à fábrica-mãe que será aberta no Reino Unido, será de quase 200 milhões de euros.

PUB

«As coisas estão a correr como planeado, estamos numa fase de licenciamentos e autorizações com várias entidades, desde o Ambiente a processos de câmara e registos prediais. Toda a parte burocrática», disse António Pereira Joaquim, porta-voz da Nissan.

«A ideia é arrancar com a construção até ao final do ano. Temos o target de Outubro, Novembro. O que anunciamos é que o início de produção será em 2012», acrescentou.

O mesmo porta-voz salientou que a construção da fábrica em Cacia está «coordenada» com a construção da fábrica-mãe de baterias em Sunderland (Reino Unido).

«A outra já começou [a ser construída]. Essa é a fábrica-mãe e começa primeiro para fazer todos os testes e a de Portugal começa seis meses depois, que é aquilo que estava planeado», referiu.

As fábricas de baterias para carros eléctricos de Cacia (que deverá ter uma capacidade anual de produção de 60 mil unidades) e Sunderland, servirão para abastecer os veículos exclusivamente eléctricos que são uma das principais apostas da aliança Renault-Nissan.

Além da componente da produção de baterias, a fábrica de Sunderland ficará ainda com a responsabilidade de produzir os carros eléctricos de modelo Leaf. Em 2013, Sunderland deverá arrancar a produção destes carros com capacidade inicial de 50 mil unidades/ano.

O Governo português, através do ministro da Economia, Vieira da Silva, já garantiu que o Estado irá apoiar financeiramente o projecto de construção da nova fábrica, podendo os apoios ser fiscais ou em apoios do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

PUB

Relacionados

Últimas