Já fez LIKE no TVI Notícias?

PT pode lucrar mais 500 milhões se aceitar oferta da Telefónica

Relacionados

Valor adicional revelado pela imprensa espanhola diz respeito à compra da Dedic e ao dinheiro que a espanhola terá de dar à operadora nacional caso o negócio se concretize num prazo de até 3 anos

Duas semanas passadas da subida da parada pela participação da Portugal Telecom na brasileira Vivo, a oferta da Telefónica pode, afinal, traduzir-se em mais uns milhões, no caso de a PT aceitar o negócio. É que se a transacção imediata é de 6,5 milhões de euros, o valor real que a operadora portuguesa pode arrecadar é de 7 milhões, somando todos os pontos da proposta da empresa espanhola, de acordo com as contas do jornal espanhol «Cinco Dias».

A oferta melhorada da Telefónica não supõe só elevar o montante de 5,7 mil milhões de euros para 6,5 mil milhões, mas implica também outras quatro cláusulas que fazem o montante subir para os tais 7 mil milhões de euros.

PUB

O valor adicional agora revelado diz respeito à compra da Dedic, que consta na oferta da Telefónica e inclui também os pagamentos anuais que a operadora espanhola terá de efectuar à PT, se a administração da empresa preferir avançar com a venda da Vivo espaçadamente, num prazo até três anos.

Mais ainda, neste pacote não ficam de fora os 10% da PT que a Telefónica garante vender depois. A PT beneficiaria também do valor de determinados serviços que a Vivo continuará a prestar à empresa, como por exemplo os acordos de roaming.

Apesar de a Telefónica não ter efectuado nenhuma aproximação monetária relativamente a estas cláusulas, os especialistas financeiros contactados pela mesma publicação garantem que o negócio dará mais 500 milhões de euros à PT. Ou seja, a proposta real da Telefónica já se aproxima mais das expectativas dos accionistas da operadora portuguesa, que pretende conseguir um valor estratégico e justo pela Vivo.

Ainda assim, a exigência de que a Telefónica suba a parada parece manter-se. A assembleia-geral do próximo dia 30 de Junho será decisiva. Cabe aos accionistas decidir pelo futuro da empresa.

As acções da PT seguem a desvalorizar à volta de 0,05%.

PUB

Relacionados

Últimas