Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rendas: garantia protege senhorios de inquilinos faltosos

Relacionados

Com a crise, mercado de arrendamento ganha força. Mas os proprietários têm medo de ficar a perder rendas em atraso

Uma coisa é certa: para quem tem dinheiro, este «é o melhor momento para comprar casa. Os preços estão muito baixos e, daqui a três ou quatro anos, já terá mais valias». A opinião é da responsável da Remax em Portugal, Beatriz Rubio, que adverte, no entanto, que «é preciso ter dinheiro, em especial para a entrada da casa».

«Os bancos continuam a dar crédito hipotecário, mas com condições de risco mais ajustadas: no spread, fiador, IRS, estar a trabalhar, por exemplo», explicou Beatriz Rubio.

PUB

Já para quem não garante estas condições, o mercado de arrendamento parece ser a solução. Uma «janela de oportunidade» para proprietários e mediadoras.

Para a Remax este mercado já vale 60 por cento do negócio, tendo o arrendamento subido 28 por cento em 2012, face ao ano passado. «A expetativa é fechar 2013 com um crescimento de 10% neste mercado».

Já as vendas de casas baixaram 8% em 2012.

Quanto aos preços das casas, apesar de terem caído em alguns lugares - como no Algarve onde os valores baixaram entre 20% a 40%, de acordo com Beatriz Rubio -, noutros continuam elevados.

Por isso, Beatriz Rubio acredita que com o mercado de arrendamento a ganhar força - devido à nova lei em vigor que facilita os despejos - os preços do aluguer vão cair ainda mais.

Neste sentido, esta é a grande aposta da mediadora imobiliária que acordou com a britânica FCC Paragon uma garantia para os proprietários em caso de incumprimento por parte dos inquilinos, independentemente do motivo.

Esta garantia, exclusiva para clientes Remax, «cobra indemnizações de 12 meses de renda ou até o imóvel ficar devoluto, cobra até 3 mil euros mensais de renda e proteção jurídica», como explicou Gonçalo Jorge, da Maxifinance, financeira da Remax, à TVI.

O custo do produto corresponde a 4% da renda, por ano, mais IVA, no mínimo de 192 euros anuais.

PUB

Relacionados

Últimas