Já fez LIKE no TVI Notícias?

Santander ajuda a «dar a luz» terceiro banco da Polónia

Relacionados

Está acordada a fusão dos bancos polacos Zachodni e Kredyt Bank. Operação deverá estar concluída no segundo semestre

Os bancos Santander e KBC acordaram a fusão dos bancos polacos Zachodni e Kredyt Bank numa operação que cria uma entidade avaliada em 5 mil milhões de euros, informaram as entidades ao regulador.

Segundo explicaram em comunicado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), o Santander terá 76,5 por cento do capital do novo banco e o KBC controlará 16,4 por cento, nascendo assim o terceiro banco da Polónia por créditos, sucursais e lucros.

PUB

A nova entidade tem 899 escritórios e 3,5 milhões de clientes, segundo explicaram as entidades que informam que a operação, deverá estar concluída no segundo semestre deste ano. Segundo explicaram à Lusa fontes do mercado, o Credit Suisse foi assessor desta operação.

O Santander compromete-se na operação «a ajudar o KBC a reduzir a sua participação a menos de 10 por cento imediatamente depois da fusão» e compromete-se a ficar com 100 por cento do capital de Zagiel, a filial de financiamento ao consumo da KBC na Polónia.

Para a entidade espanhola, a operação «reflete o compromisso a longo prazo» com a Polónica somando-se à atividade da Santander Consumer Finance que tem já uma quota de mercado de 10%.

PUB

Relacionados

Últimas