Já fez LIKE no TVI Notícias?

SIVA aposta no novo Volkswagen Touareg

Relacionados

Marca renova desafio, apesar de o segmento dos grandes SUV tem «vindo a encolher, martirizado pela fiscalidade»

A Volkswagen vendeu 1000 unidades do Touareg em Portugal nos oito anos de vida deste grande SUV e, embora o segmento tenha caído cerca de dois terços desde 2007, o importador SIVA aposta na segunda geração do modelo, avança a agência Lusa.

«É um carro importante para nós porque é provavelmente um dos modelos da VW em que estamos perfeitamente a par das marcas premium», disse o director de marketing da SIVA, frisando que o novo Touareg, que começa a ser entregue até ao fim do mês, é um «verdadeiro concentrado de tecnologia».

PUB

Segundo Ricardo Tomaz, o primeiro objectivo é «vender mais do que no ano passado», que fechou com 25 Touareg comercializados, apesar de nos últimos anos o segmento dos grandes SUV «ter vindo a encolher, martirizado pela fiscalidade».

«Hoje é um segmento muito pequeno, provavelmente um terço do que era há cinco anos. Chegar ao top-3 do segmento é uma ambição legítima», referiu, afirmando que em 2010 o mercado não deverá ultrapassar as «1000 ou 1500» unidades.

Concorrente de modelos como BMW X5 ou Audi Q7, o Touareg é apresentado como «um topo de gama em todos os terrenos» e com um posicionamento no mercado «muito bom», porque «não há verdadeiramente um acréscimo de preço» relativamente à geração anterior e «muitos equipamentos novos passaram a base».

Mas, embora os critérios fiscais tenham penalizado os grandes SUV principalmente desde 2007/98, com a introdução da componente CO2 no imposto, Ricardo Tomaz defende a importância destes modelos para a imagem das marcas.

PUB

«Para a VW, o segmento dos grandes SUV é essencialmente imagem, mas também é rentabilidade, porque 60 Touareg valem provavelmente tanto como 200 Golf. É um segmento em que o cliente não pede desconto e em que a margem é elevada porque o preço é elevado».

As duas versões diesel com o motor 3.0 V6 TDi de 240 cv (quase 74 000 euros a Base e 79 000 euros a Top) vão dominar as vendas em Portugal, mas a VW propõe ainda um híbrido com um motor V6 3.0 TSi a gasolina de 333 cv, para uma potência combinada de 380 cv (84 000 euros).

«Estes carros tornaram-se politicamente incorretos porque são encarados como agressores do ambiente. Mas os níveis de CO2 eram de 240 g/km e hoje estão abaixo dos 200», frisou Ricardo Tomaz, aludindo aos números do novo Touareg: 195 e 193 g/km de CO2 para o TDi e para o híbrido, respetivamente, com consumos mistos anunciados de 7,4 e 8,2 l/100 km.

Além de propor uma versão híbrida, que pode circular em modo totalmente eléctrico até aos 50 km/h, a VW anuncia um ganho de 25 por cento nos consumos desta geração, equipada de série com uma caixa de velocidades automática de oito velocidades, uma novidade no segmento.

Segundo a marca, a oitava velocidade permite reduzir o consumo em 34 por cento relativamente à sexta, mas o novo modelo também é até 222 kg mais leve e 20 milímetros mais baixo, o que beneficia igualmente os consumos.

Ainda para diminuir os consumos, o novo Touareg foi dotado de série, entre outros equipamentos, dos sistemas start/stop, que desliga o motor automaticamente quando o condutor pressiona o pedal do travão de forma continuada, e de regeneração e armazenamento de energia na travagem.

PUB

Relacionados

Últimas