Já fez LIKE no TVI Notícias?

Smartphones dão «baile» aos telemóveis

Relacionados

Vendas sempre a cair. Telemóveis inteligentes começam a dominar. Consumidores preferem sistema operativo Android

Os smartphones estão a ganhar terreno em relação aos telemóveis tradicionais em Portugal. Foram vendidos 307 mil telefones inteligentes entre janeiro e março deste ano, mais 40% do que no mesmo período do ano passado.

Já os telemóveis tradicionais conheceram um recuo de 28% para um total de 660 mil unidades, segundo o estudo IDC European Mobile Phone Tracker.

PUB

No total, o setor registou uma quebra de 15% nas vendas. O primeiro trimestre contou com 967 mil unidades vendidas, ao todo, no país, com os smartphones a representarem 32% das vendas totais.

Assim, o crescimento das vendas de smarpthones acabou por não conseguir levar o balanço para terreno positivo.

«Apesar dos resultados negativos nas vendas de telefones móveis no primeiro trimestre deste ano, a descida foi menor do que o inicialmente previsto. Muitos consumidores não conseguiram concretizar a compra do telemóvel desejado na época do Natal devido a ruptura de stock, o que deslocou a intenção de compra para as primeiras semanas de janeiro. E, por isso, o mercado apresentou uma queda inferior à esperada», explica Francisco Jerónimo, responsável europeu de research da área de telefones móveis da IDC, em comunicado.

Portugueses preferem Android

O mesmo estudo mosrta que «a procura continua a ser dominada pelos smartphones de baixa gama com sistema operativo Android». São os preferidos dos portugueses.

PUB

Nokia e Samsung dominam cada vez mais, com 32,9% e 33,2% de quota de mercado no trimestre em análise. «Os pequenos fabricantes vão continuar a sentir dificuldades em sobreviver num mercado dominado pela baixa gama e cujas margens de lucro são reduzidas», lê-se no comunicado.

Depois, «estima-se um contínuo desinvestimento destes fabricantes no mercado nacional e a concentração das operações em Espanha. Por outro lado, os fabricantes chineses continuam a crescer no mercado e a tornar-se numa forte ameaça às marcas estabelecidas».

A IDC prevê igualmente que, nos próximos trimestres, «os fabricantes Huawei e ZTE figurem já no ranking do mercado português».

PUB

Relacionados

Últimas