Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates: «Valeu a pena ter resistido às pressões»

Primeiro-ministro sublinha que com «este acordo fica salvaguardada a dimensão internacional da PT»

O primeiro-ministro congratulou-se, esta tarde, pelo «acordo excelente» entre a PT e a Telefónica para a venda da Vivo que hoje ficou concluído, com a Portugal Telecom a comprar uma participação na Oi, mantendo presença no Brasil.

Para José Sócrates, «valeu a pena» ter utilizado a goldenshare numa primeira fase, resistindo às «pressões hostis».

PUB

«Foi um acordo excelente para a PT, para os seus accionistas, e principalmente porque permite defender o interesse estratégico da PT que o Governo defendeu quando utilizou a goldenshare», afirmou aos jornalistas.

Bruxelas «satisfeita» com desbloqueamento do negócio

Satisfeito pela defesa dos interesses estratégicos da economia portuguesa, Sócrates considera que ficou «salvaguardada a dimensão internacional da PT, a escala da PT, a presença da PT num mercado tão importante como o brasileiro» e foi «confirmada a vocação internacional da PT para desenvolver projectos industriais na área das telecomunicações e a sua capacidade de investimento em inovação».

«Valeu a pena ter resistido às pressões dos mercados financeiros, dos interesses mais imediatistas, dos que ameaçavam com processos judiciais, das pressões hostis, dos que achavam que se devia fazer um negócio que limitava a PT na sua ambição universal», reforçou.

A goldenshare do Governo, que travou o negócio numa primeira fase, «foi bem utilizada e no momento próprio», segundo José Sócrates. «Este período de tempo que a goldenshare permitiu foi bem aproveitado pela administração da PT, que eu felicito. Permitiu assegurar a presença da PT no mercado brasileiro e também melhorar a oferta pela Vivo», justificou.

O governante sublinhou ainda a «importância da entrada na Oi», a «maior operadora de telecomunicações brasileira, com mais clientes e facturação do que a Vivo».

PUB

Últimas