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Transmontana assume 500 metros da concessão do Marão

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Estradas de Portugal renegociou contrato e vai poupar 81 milhões de euros

A Autoestrada Transmontana vai assumir a construção de 500 metros entre o Itinerário Principal 4 (IP4), em Parada de Cunhos, e a autoestrada que liga a Bragança, um troço que estava concessionado à Autoestrada do Marão.

Fonte da Estradas de Portugal (EP) disse à Agência Lusa que esta transferência está inserida na renegociação da subconcessão da Autoestrada Transmontana, em construção entre Vila Real e Bragança, e tem lugar devido à suspensão dos trabalhos na Autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real.

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Em causa estão 500 metros de estrada que farão a ligação entre o IP4, em Parada de Cunhos, e o início da Transmontana, e que deverão estar concluídos no segundo trimestre de 2013.

A fonte explicou que esta transferência não representa «qualquer custo adicional» para a EP.

O presidente da AE anunciou quarta-feira à noite, numa entrevista à SIC Notícias, ter concluído a renegociação da subconcessão da autoestrada transmontana, conseguindo uma poupança para o Estado de 81 milhões de euros.

Em comunicado, a EP especificou esta quinta-feira que esta poupança será conseguida, essencialmente, pela transferência da manutenção e conservação das estradas nacionais que servem a autoestrada transmontana da subconcessionária Autoestradas XXI para a Estradas de Portugal.

Esta renegociação não vai afetar a calendarização daquela obra.

«A construção e exploração da autoestrada A4 entre Vila Real (Parada de Cunhos) e Quintanilha prosseguem a bom ritmo, estando cerca de 60 quilómetros já concluídos e os restantes 73 quilómetros em fase adiantada de conclusão», pode ler-se no documento.

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Enquanto isso, a construção da Autoestrada do Marão, que inclui um túnel rodoviário de 5.6 quilómetros e vai ligar Vila Real a Amarante, está parada há 13 meses e conta já um atraso global de 20 meses.

A 27 de junho de 2011, e pela terceira vez desde o início da empreitada no verão de 2009, as obras nesta autoestrada foram suspensas. Primeiro por causa de duas providências cautelares e depois alegadamente devido a falta de financiamento.

A primeira previsão para a conclusão desta obra apontava para o início de 2012.

A Autoestrada do Marão vai juntar-se à Autoestrada Transmontana, permitindo reduzir a sinistralidade em 23%.

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