Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vendas de telemóveis sofrem queda histórica

Mais de 300 mil telemóveis ficaram por vender e Nokia deixou de ser a marca favorita dos portugueses

É uma queda de 19 por cento nas vendas de telemóveis - no segundo trimestre deste ano foram vendidos 1,36 milhões de telefones móveis, contra os 1,68 milhões comprados há um ano. As conclusões são do estudo IDC European Mobile Phone Tracker, divulgado esta quinta-feira.

São 323 mil aparelhos que ficaram por vender, uma «queda sem precedentes», nas palavras de Francisco Jerónimo, responsável europeu de research da área de telefones móveis da IDC.

PUB

Entre Março e Junho, foram vendidos 377 mil smartphones e 981 mil telemóveis tradicionais, segundo o mesmo estudo.

Ora, se até houve um «crescimento de 39%» na venda dos smartphones, a verdade é que não conseguiu compensar a «queda de 30% verificada no segmento dos telefones móveis tradicionais, uma vez que estes ainda representam 72% das vendas totais de telemóveis vendidos», justifica Francisco Jerónimo.

Nokia perde o pódio

Em termos de marcas, a Nokia perdeu a liderança no mercado nacional para a Samsung, prejudicada, de acordo com o estudo, pela transição para o modelo operativo da Microsoft, o Windows Phone.

As vendas de aparelhos deste fabricante finlandês caíram 52% entre Março e Junho, face ao mesmo período de 2010.

Já as da Samsung aumentaram 13%, para um total de 557 telemóveis vendidos, conquistando assim uma quota de mercado de 41%, contra os 24% agora registados pela Nokia.

PUB

Últimas