Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maior fundo do mundo passa meta de um bilião de dólares

Fundo de investimento soberano da Noruega alcança 834 mil milhões de euros, superando todas as expetativas desde que foi criado há 20 anos

O fundo de investimento soberano da Noruega, o maior do mundo, atingiu esta terça-feira o valor de um bilião de dólares (834 mil milhões de euros), superando todas as expetativas desde a sua criação há 20 anos.

O fundo, que alcançou este montante ao início de terça-feira, tem beneficiado ultimamente da subida nos mercados acionistas e de um dólar enfraquecido, que aumenta o valor em dólares dos seus ativos expressos em outras moedas.

PUB

O Estado norueguês fez o primeiro depósito dos seus rendimentos da indústria do petróleo e gás no fundo em maio de 1996.

O seu presidente executivo, Yngve Slyngstad, afirmou que ninguém na altura esperava que a marca do bilião (milhão de milhões) de dólares fosse alcançada, classificando o crescimento como “assombroso”.

O fundo investe os rendimentos públicos gerados pela indústria de petróleo e de gás para garantir o pagamento de pensões às futuras gerações da Noruega, país que conta com 5,3 milhões de pessoas.

Devido à grande dimensão, o fundo não reinveste todo o dinheiro na Noruega, sob pena que provocar o sobreaquecimento da economia. Os destinos dos investimentos dividem-se pela América do Norte, onde estão 42%, Europa, 36%, e Ásia, onde estão aplicados os restantes 18%.

Do total, 65% estão colocados em ações, onde se incluem uma posição na Apple, no montante de 7,4 mil milhões de dólares, e outra na Alphabet, com 5,5 mil milhões de dólares.

Um terço (32%) está colocado em títulos de rendimento fixo, como obrigações, e 2,5% em imobiliário não cotado, segundo a informação divulgada pela empresa que gere o fundo, o Banco de Gestão de Investimentos da Noruega.

PUB

Apesar de existirem fundos de investimentos maiores no mundo, este fundo norueguês é o que tem a maior dimensão no conjunto dos fundos de investimento soberano e foi concebido especificamente para investir a riqueza dos cidadãos do país.

Os deputados noruegueses aprovaram uma lei em 1990 para criar um fundo público alimentado pelos rendimentos provenientes da indústria do petróleo e gás.

Em 1998, a sua gestão foi transferida do Ministério das Finanças para aquele banco, que é uma unidade do banco central do país.

PUB

Últimas