Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco Silva e antigos ministros unem forças contra TGV. Concorda?

Relacionados

Presidente da República recebe ex-ministros das Finanças a 10 de Maio. Jornais falam em «conflito institucional» entre Cavaco e Sócrates. E o leitor como avalia as relações entre a presidência e o Governo?

O Presidente da República vai receber na próxima segunda-feira , dia 10 de Maio, alguns ex-ministros das Finanças para debater a actual situação financeira do país, avançou um dos ministros que estará presente na reunião.

Veja o vídeo

PUB

TGV: concessão do primeiro troço assinada esta semana

Entre os vários assuntos que serão debatidos com Cavaco Silva está o tema dos grandes investimentos públicos, como o TGV e o novo aeroporto de Lisboa.

Portas vai a Belém para discutir crise

Bloco de Esquerda rejeita suspensão do TGV

E o leitor como avalia as relações entre a presidência e o Governo?

Este encontro surge depois de o Governo ter garantido na semana passada que a maioria dos grandes investimentos públicos seria para avançar, mesmo depois de a semana passada o país ter sido alvo de um corte do «rating», que elevou o pânico nos mercados.

PUB

O Presidente da República já manifestou sérias dúvidas sobre o avanço destas grandes obras. Na passada sexta-feira Cavaco Silva disse que seria bom o Governo «reponderar» estes grandes investimentos, mostrando assim que as garantias do Governo não foram suficientes para o convencer.

Os jornais falam já de um «conflito institucional» entre Cavaco e Sócrates nesta matéria, numa altura em que a actual situação do país pede um entendimento político em nome do reequilíbrio das contas públicas.

Certo é que Portugal está sobre os holofotes do mundo. Uma discussão desta dimensão poderá provocar mais um «ofensiva» por parte dos especuladores, investidores, ou seja, dos mercados. O que não vem a calhar.

E o leitor como avalia as relações entre a presidência e o Governo?

E até quem à partida apoiava estes projectos, já mostra alguma incerteza se este será o «tal momento» para se avançar. O presidente do BES, Ricardo Salgado, disse ontem que era bom que os grandes projectos só avançassem depois de uma «normalização dos mercados».

Também o CDS-PP já pediu ao Governo que tenha «bom senso» e aguarde a decisão do Parlamento sobre a concessão do TGV Lisboa-Caia, a 28 de Maio, considerando que «ainda é o momento para repensar» a obra.

O líder do CDS/PP, Paulo Portas, vai esta terça-feira a Belém pedir a Cavaco Silva que trave estas grandes obras. A audiência está marcada para as 18h30.

PUB

Relacionados

Últimas