Já fez LIKE no TVI Notícias?

Imprensa internacional já antecipa queda do Governo

Relacionados

Financial Times: «Portugal prepara-se para crise política»; Wall Street Journal: «Futuro do primeiro-ministro português está em jogo esta semana»

O Governo português está por um fio e os jornais estrangeiros estão já esta terça-feira a antecipar a queda do Executivo de José Sócrates. É algo dado quase como certo pelo Financial Times e Wall Street Journal e pelas agências de informação Bloomberg e Reuters.

«Portugal prepara-se para crise política» faz manchete do site do Financial Times. Na página online do jornal inglês lê-se que o país «enfrenta uma crise política iminente que poderá forçar o Governo a demitir-se, provocar eleições antecipadas e fazer com que o resgate financeiro internacional seja inevitável».

PUB

Na mesma linha, o Wall Street Journal, na manchete da sua secção de economia, diz que «o futuro do primeiro-ministro português está em jogo esta semana». Tudo por causa do Programa de Estabilidade e Crescimento - o novo pacote de austeridade designado por PEC 4 - que vai esta quarta-feira a votação no Parlamento. «A austeridade pode levar à sua demissão e pressionar o Governo a pedir ajuda financeira à União Europeia e Fundo Monetário Internacional».

A Bloomberg alerta também que «o Governo de Portugal pode entrar em colapso amanhã», depois da votação da austeridade. Um título que tem por base as declarações do JPMorgan.

O Executivo está «com a corda no pescoço» e o momento chave é o da votação do PEC. A Reuters diz que o PSD espera que a liderança detida nas sondagens «se traduza na tomada do poder». O líder laranja, Pedro Passos Coelho, já mostrou que está pronto para ir a eleições. Enquanto isso, o país continua à deriva.

PUB

Relacionados

Últimas