Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha: Orçamento prevê corte de 16% nas verbas dos ministérios

Relacionados

Anteprojecto do Governo aponta ainda para aumento de 1% nas pensões

O anteprojecto do Orçamento do Estado espanhol para 2011 contempla a redução do orçamento de todos os ministérios em 16% e um aumento de 1% das pensões.

«Um orçamento de recuperação, que a par da reforma laboral, reforma da pensões e da lei economia sustentável facilitarão a recuperação económica», disse a vice-primeira ministra, citada pela agência Lusa, depois de o anteprojecto de lei do Orçamento ter sido aprovado em Conselho de Ministros esta sexta-feira.

PUB

É também «um orçamento da austeridade em que se defende quem mais necessita, cumprindo o objectivo de redução do défice e é um orçamento de confiança, que terá impacto nos mercados e na nossa divida».

María Teresa Fernández de la Vega insistiu que, apesar da «contenção que caracteriza o projecto das contas públicas», a proposta do Governo reduz o orçamento de todos os ministérios em 16%. A ideia é minimizar os cortes nas áreas de educação e de investigação e desenvolvimento, sectores «cruciais para criar um novo modelo produtivo, mais resistente à crise».

No entender da governante, o anteprojecto de lei aprovado esta sexta-feira continua a apostar na «equidade, solidariedade e coerência» com «ajustes fiscais que pretendem exigir um esforço maior a quem tem rendimentos mais altos» e que fortalece o apoio às pequenas e médias empresas.

O orçamento para o próximo ano continuará a ser de défice: aproximadamente 6% do PIB, valor que o executivo quer reduzir para 4,4% em 2012 e para 3% em 2013.

PUB

Relacionados

Últimas