Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama: «Muitos mais meses para EUA saírem da recessão»

Relacionados

Desemprego ainda vai demorar a recuperar

O presidente dos EUA afirmou este sábado que ainda vai levar «muitos mais meses» para que a economia norte-americana consiga sair completamente da recessão em que se encontra.

As afirmações de Barack Obama surgem apesar de a maior economia do mundo er registado uma ligeira contracção no segundo trimestre. Obama tem defendido as políticas económicas da sua administração com afinco, sobretudo no que toca ao desemprego. O presidente adiantou ainda que os dados do desemprego que serão divulgados na semana que vem ainda vão mostrar que muitos norte-americanos continuam a ficar sem trabalho.

PUB

«Ainda vai levar muitos meses mais para sairmos completamente da recessão, uma recessão que ninguém imaginava que seria tão profunda», disse Obama, acrescentando que «quando recebermos o nosso relatório mensal sobre o emprego, na semana que vem, provavelmente ele vai mostrar que continuamos a perder empregos demais neste país. Na minha perspectiva, não teremos uma recuperação enquanto continuarmos a perder empregos».

«Nos últimos meses, a economia tem registado um comportamento melhor que o esperado e muitos economistas consideram que parte desse progresso é directamente resultado do pacote de estímulos. Estas e outras medidas difíceis, mas importantes, que tomámos nos últimos seis meses, ajudaram a travar esta recessão», afirmou Obama.

«Os investimentos em negócios, que haviam caído a pique nos últimos meses, estão a mostrar sinais de estabilização. Isto significa que em seguida os negócios começarão a crescer e as empresas a contratar de novo», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas