Já fez LIKE no TVI Notícias?

Números do desemprego confirmam «redução gradual» da taxa

Relacionados

Ministro da Economia comentou a taxa de desemprego estimada para dezembro em Portugal divulgada esta quinta-feira

O ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou esta quinta-feira que os dados do desemprego divulgados esta manhã vêm a confirmar a «tendência de redução gradual» da taxa e contrariar aqueles que se opõem a quem constrói riqueza em Portugal.

A taxa de desemprego (dos 15 aos 74 anos) estimada para dezembro em Portugal é de 13,4%, menos 0,1 pontos percentuais do que o estimado para novembro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

PUB

«À evolução positiva da atividade económica tem correspondido uma gradual, mas consistente redução do desemprego. Ainda hoje se conheceram os dados mais recentes que vêm a confirmar esta tendência de redução gradual, estão neste momento registados menos 100 mil desempregados do quem em dezembro de 2013», afirmou o ministro, que falava na 4.ª edição Euronext Lisbon Awards, que decorreu em Lisboa.

O governante sublinhou que a taxa de desemprego em Portugal passou de 15,2% em dezembro de 2013 para 13,4% em dezembro do ano passado.

Este dado «veio contrariar aqueles que se opõem a quem constrói riqueza em Portugal e vivem mergulhados numa onda depressiva permanente», sublinhou o ministro.

«Essa onda depressiva, apesar de algumas adversidades que fomos conhecendo em 2014, não tem adesão à realidade, não tem relação direta com o momento económico que estamos a viver, que é um momento positivo que nos afasta dos cenários mais pessimistas que alguns traçaram para o nosso país», acrescentou António Pires de Lima.

PUB

O ministro reiterou que Portugal está a viver uma «situação de credibilidade e de confiança» e disse que o país está a assistir a «sinais consistentes de recuperação que se refletem também na vitalidade e dinamismo do mercado de capitais».

Pires de Lima disse querer que 2015 «seja um ano marcado no mercado de capitais português por notícias positivas, correspondendo à boa evolução da economia», por «notícias que inspirem mais confiança junto dos investidores e, se possível, notícias de ofertas de mercado de capitais de pequenas e médias empresas através do apoio de instrumentos que entretanto foram sendo criados».

Para o governante, «é muito importante que o mercado de capitais possa ser uma plataforma de capitalização das empresas, não só para as maiores», mas também para as de menor dimensão.

Para o presidente da bolsa portuguesa, Luís Laginha de Sousa, o balanço da entrega dos prémios Euronext Lisbon Awards tem sido positivo.

Em declarações à Lusa, lembrou que estes prémios já vão na sua quarta edição e que «foram lançados num período complicado da vida económica» do país.

«São um momento que permite reconhecer o que se continua a fazer no mercado de capitais" e isso "tem de ser estimulado», afirmou Luís Laginha de Sousa, sublinhando que este evento é também uma «oportunidade para passar mensagens».

PUB

Relacionados

Últimas