Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE: «Excessiva volatilidade monetária prejudica estabilidade económica»

Relacionados

Bancos da Zona Euro já começaram a requisitar menos liquidez ao BCE, diz autoridade monetária

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, alertou esta quinta-feira para os efeitos negativos da excessiva volatilidade dos mercados monetários para a estabilidade económica e financeira global.

Trichet falava na conferência de imprensa que se seguiu ao conselho de governadores do BCE, onde o banco decidiu manter a principal taxa directora em um por cento, pelo 17.º mês consecutivo.

PUB

O BCE manteve assim a taxa de juro no valor mais baixo de sempre desde a criação da união monetária, em 1999.

«As taxas de câmbios devem reflectir os fundamentos económicos», disse o presidente do banco central.

Jean-Claude Trichet disse ainda que «um dólar forte é do interesse dos Estados Unidos», escreve a Lusa.

Hoje o euro passou pela primeira vez desde o início de Fevereiro a barreira dos 1,40 dólares, valores que estão a preocupar a Comissão Europeia pelos efeitos nas exportações.

O presidente do BCE adiantou ainda que, no final de Setembro, os bancos da Zona Euro requisitaram menos liquidez ao BCE do que vinha sendo habitual, o que qualificou como um «elemento de progressiva normalização».

No entanto, Trichet garantiu que a autoridade monetária está disponível para dar aos bancos toda a liquidez de que necessitem nas operações de refinanciamento semanal e nas operações com vencimento a três meses.

Jean-Claude Trichet considerou ainda que a situação económica actual é melhor do que as previsões, especialmente no segundo trimestre, e acrescentou que é «absolutamente necessário» que as economias desenvolvidas façam frente ao envelhecimento da população.

BCE mantém juros em mínimos pelo 16º mês

PUB

Relacionados

Últimas