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Comportamento do chefe influencia tempo de baixa dos trabalhadores

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Regresso ao trabalho de um funcionário lesionado é 25% mais rápido se o supervisor valorizar a situação

O regresso ao trabalho de um funcionário lesionado é 25 por cento mais rápido se o supervisor valorizar a situação, revela um estudo norte-americano.

Esta é uma das conclusões de um centro de investigação de uma seguradora multinacional, em Boston, Estados Unidos, que visa aplicar na prática as conclusões científicas nas áreas de tratamento de dados, comportamentos, ergonomia e lesões, escreve a Lusa.

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E o leitor? Concorda com as conclusões do estudo? E diga-nos ainda: qual deve ser o comportamento de um superior para melhorar a produtividade dos trabalhadore

No Instituto de Investigação para a Segurança da Liberty Seguros, o director, Ian Noy, indicou que anualmente nos Estados Unidos se registam mais de um milhão de lesões.

Segundo os dados disponibilizados (2007), a lista de lesões nos Estados Unidos era liderada por demasiado esforço laboral, o que correspondia a um custo de 12,7 mil milhões de dólares (aproximadamente 9,3 mil milhões de euros).

Em segundo e terceiro lugar estão dois tipos de quedas, com um custo total de 13,9 mil milhões de dólares (cerca de 10 mil milhões de euros).

Somando os dois factores, os acidentes laborais, que totalizam uma factura de 53 mil milhões de dólares (38 mil milhões de euros), chega-se a cerca de metade das causas principais de lesões.

Face a este cenário, os investigadores afirmam que, a nível comportamental, os factores sócio-económicos são tão importantes como tratamentos médicos.

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Chefe deve manifestar preocupação

Para um regresso mais rápido ao trabalho depois de uma lesão ou acidente, os investigadores afirmam que o chefe deve manifestar preocupação, sugerir uma outra função e uma ida à enfermaria.

Culpar o trabalhador, fazê-lo voltar às funções, recomendar que não consulte um médico ou apresente uma queixa são atitudes que não devem ser tomadas pelos supervisores.

«O supervisor deve ser a solução e não um problema» e ter uma atitude correcta, como telefonar para casa. Com este procedimento, o supervisor diminui o tempo de baixa em 25 por cento, garantem os investigadores

A investigação acompanhou pessoas com dores de costas crónicas, que nunca faltaram ao trabalho, para que sirvam de exemplo a outros, uma vez que o país enfrenta um problema de alto consumo de medicamentos para as dores.

E o leitor? Concorda com as conclusões do estudo? E diga-nos ainda: qual deve ser o comportamento de um superior para melhorar a produtividade no trabalho? Deixe as suas opiniões e sugestões na nossa caixa de comentários

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