Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI reconhece erros na prevenção de crises

Relacionados

Instituição compromete-se com uma melhor análise

O Fundo Monetário Internacional reconhece os erros que cometeu na análise de crises e, por isso, reiterou na segunda-feira o seu compromisso de fortalecer as ferramentas para as prevenir. Entre elas está, por exemplo, a necessidade de prestar mais atenção às interligações económicas internacionais.

«A incapacidade de identificar a acumulação de vulnerabilidades no período anterior à crise é um facto humilhante que deve ser encarado», disse ao comité executivo do FMI a directora-geral da instituição, Christine Lagarde, segundo um comunicado citado pela agência Efe.

PUB

As afirmações foram feitas por ocasião da apresentação da revisão trienal das actividades de vigilância financeira e económica realizadas pelo FMI.

A análise do organismo multilateral reconhece que a sua supervisão é «demasiado fragmentária», as avaliações de risco «carecem de profundidade» e presta-se «pouca atenção aos canais de transmissão» entre as diferentes economias nacionais.

O relatório, que se apresenta de três em três anos, inclui sugestões de peritos externos, como o Prémio Nobel de Economia de 2001, Joseph Stiglitz, que sublinha a importância de uma «supervisão imparcial e desenhada especificamente para as necessidades de cada país», cita a Lusa.

No relatório, o FMI reconhece as críticas feitas pela sua unidade de avaliação independente, no início do ano, que apontou que no período 2004-2007 se minimizaram os riscos que conduziram à maior crise económica e financeira em décadas.

Segundo este órgão de auditoria, grande parte dos problemas decorreram de uma cultura fechada a críticas e onde impera o designado pensamento único.

PUB

Relacionados

Últimas